Ser Camiliano e samaritano hoje

Esta obra, “Ser Camiliano e Samaritano hoje: com o coração nas mãos nas periferias existenciais e geográficas do mundo da saúde”, é fruto das visitas fraternas, pastorais (canônicas) realizadas pelo Superior Geral e pelos Consultores Gerais, ao longo do primeiro triênio do sexênio (2014-2020), que corresponde aos anos de 2014 (julho-dezembro) – 2017 (janeiro-julho), no contexto da Ordem Camiliana. Ela recolhe num só volume, organizado segundo a ordem cronológica em que as visitas foram realizadas, as mensagens, reflexões e recomendações do Superior Geral e Consultores. Essas mensagens, publicadas anteriormente na Revista Camilliani/Camillians, são dirigidas prioritariamente aos 1.070 religiosos camilianos, inseridos nas quase 300 comunidades espalhadas hoje nos 41 países do mundo em que os Camilianos estão presentes.
Cumpre-se assim o dever Constitucional, prescrito nas Disposições Gerais, no tocante à visita pastoral, de que o visitante: deve ouvir todos os religiosos, um por um. Nesse colóquio pessoal, procura saber se, na comunidade, vigora a vida comum, o espírito de caridade fraterna, o senso de pertença à nossa Ordem, com o fim de promover a vida religiosa e apostólica (DG 110); ter o cuidado de fazer as recomendações que, após uma reflexão madura, considere oportunas. Deve informar com exatidão a Consulta Geral e transmitir-lhe os atos que relacionou. Abstenha-se de exceder os limites da própria autoridade ordinária ou delegada (DG 111).
Apresentaremos a seguir, em quatro momentos, esta nossa empreitada: o projeto camiliano de revitalização da vida consagrada camiliana e o atual contexto eclesial; indo ao encontro dos coirmãos nas periferias geográficas e existenciais da Ordem; estruturação do conteúdo desta obra e seus objetivos e finalmente alguns dados estáticos das viagens e visitas pastorais realizadas.