Afeto e ternura em São Camilo são elementos fundamentais na espiritualidade camiliana. Na primeira regra que escreveu para orientar a vida da comunidade nascente dizia:
“Em primeiro lugar, cada qual peça a Deus que lhe dê um afeto materno para com o próximo, a fim de podermos servi-lo com todo amor, tanto na alma quanto no corpo, pois, com
a graça de Deus, desejamos servir todos os doentes como mesmo carinho que uma extremosa mãe dedica ao seu filho doente”.
Suas recomendações referentes ao cuidado com os enfermos chegam aos mínimos detalhes, a ponto de pedir que os seus seguidores amassem os doentes como a mãe que cuida de seu único filho enfermo. Até mesmo para administrar as refeições aos enfermos existiam normas bastante detalhadas. Vejamos: ao assistir os doentes na hora da refeição, cada qual procure, com amor e palavras atenciosas, estimulá-los a se alimentar, erguendo-lhes a cabeça e prestado-lhes outros serviços, conforme o Espírito Santo inspirar, mas sempre respeitando a vontade dos doentes.