Pessini, R. Zacharias (Organizadore) – Teologia Moral. Fundamentos Desafios Perspectivas,

telologiaPessini, R. Zacharias (Organizadore), Teologia Moral. Fundamentos Desafios Perspectivas, Editoria Santuário, Aparecida SP, 2015, pp.348

O Concilio Vaticano II teve uma importância incomparável para a renovação da Teologia Moral. Embora ele não tenha produzido um documento especifico sobre o assunto, foram indicados os fundamentos que deveriam orientar oprocesso de renovação e o caminho que deveria ser percorrido para que isso acontecesse. E, abrindo a reflexão teológica à pluralidade e à interdisciplinaridade, o Concílio, de fato, impulsionou a renovação da Teologia Moral no mundo todo, renovação que está em processo há 50 anos.

Inseridos nesse processo, temos a responsabilidade de, num diálogico interdisciplinar, continuar interpretando e respondendo aos novos desafios, buscando força e inspiração na encarnação-ressureição do Filho de Deus, deixando-nos guiar pela ação sempre viva e eficaz do Espírito. Esta obra quer ser mais uma contribuição neste processo de renovação. Ela assume as diretrizes metodológica sugeridas pelo Concílo (OT) e, considerando a realidade social e cultural na qual vivemos, aprofunda as bases teologais que fundamentam tanto as propostas como e ensino da Teologia Moral hoje.