R. HOEPERS – Teologia Moral no Brazil. Um perfil historico

IMG_1562R. HOEPERS, Teologia Moral no Brazil. Um perfil historico, Editoria Santuário, Aparecida (SP), 2015, pp. 365

Presentazione di p. Leocir Pessini

Sem dúvida alguma, fazer a apresentação da obre Um panorama histórico da Teologia Moral no Brasil: o enfoque da Sociedade Brasileira de Teologia Moral (SBTM), de autoria de Ricardo Hoepers, é para mim uma grande alegria, um enorme privilégio e uma delicada responsabilidade acadêmica. Assumo, pois, esta tarefa com a convicção de estar prestando um serviço à causa da TM do Brasil, através da nossa querida e humilde Sociedade Brasileira de Teologia Moral, da qual, no momento (2010-2015), estamos à frebte da presidência.

Esta obra que foi trabalhada para ser publicada em livro é a tese doutoral em Teologia Moral de Ricardo Hoesper, defendida e criticamnete aprovada na Accademia Alfonsiana, em Roma (2014), sob a orientação competente e sapiente dos professores Fidalgo e Cappelletto. Ela recolhe com competência teológica e criatividade científica a evolução histórica da Teologia Moral no Brasil a partir de 1977, na ótica de sua organização propulsora, a Sociedade Brasileira de Teologia Moral (SBTM).

[…]

O conteúdo temático da presente obra apresenta-se metodológica e didaticamente desenvolvido em quatro partes, a saber: PARTE 1: O processo de renovação da TM; PARTE 2: A sociedade brasileira de Teologia (SBTM); PARTE 3: Os referenciais da TM no Brasil de 1977-2011 sob o enfoque da SBTM. Nesta parte, inserem-se as fases anterioremente mencionadas; PARTE IV: O rostoda TM no Brasil a partir dos referenciaiis da SBTM, com quatro momentos chaves, a saber: 1) TM transitivo-crítica: um salto qualitativo; 2) TM da imersão: eixos teológico-morais; 3) TM da emersão: a emergência da realidade; e introdução à 4 ͣfase a partir de 2012.