A.Brusco, F. Alvarez, L.Pessini – Espiritualidade Camiliana

espiritualidadA.Brusco, F. Alvarez, L.Pessini – Espiritualidade Camiliana. Itinerários, desafios e perspectivas. Centro Universitario São Camillo e Província Camiliana Brasileira, São Paulo, 2011 pp 694

A Provincia Camiliana Brasileira, preparando-se para a celebracào do quarto centelúrio da morte de Sào Camilo em julho de 2014 (1614­2014), comemora, em 2012, os 90 anos da chegada dos camilianos no Brasil (1922-2012). Entre as inúmeras iniciativas programadas, temos a publicacào de importantes obras relacionadas ao mundo camiliano.

Sendo assim, é com imensa alegria que apresentamos, finalmente, ao público brasileíro, especialmente àqueles que simpatizam com o carisma de Sào Camilo, e entre eles os religiosos camilianos brasileiros, a obra Espíritualídade camiliana: itínerúrios, desafíos e perspectívas, coordena-da pelos camilianos Angelo Brusco (ex-geral) e Francisco Àlvarez (pro-vincial dos camilianos na Espanha). Brusco e Àlvarez conseguiram urna verdadeira proeza ao reunirem inúmeros escritores camilianos numa re-flexào que apresenta as vàrias vertentes e interfaces da espiritualidade camiliana.

Hoje, qualquer diagnóstico que se faz da Vida Religiosa Consagrada aponta que vivemos em tempos de “desencanto” e “incertezas” e que na raiz desta preocupante realidade constatamos, como urna das causas principais, a falta de urna “espiritualidade” viva que nutra de sentido os passos do ser humano vocacionado a ser o anunciador e a testemunha da presenta do Reino anunciado por Jesus na precariedade dos projetos humanos. A tào buscada “revitalização” da Vida Religiosa nào ocorrerà sem o resgate desta espiritualidade, que tem que retornar às raízes e aí encontrar as motivacóes espirituais fundamentais e cristalinas, sem a poeira acumulada no tempo, atualizando-as para o hoje urgente de nossa histéria. É isto que intentam os colaboradores desta obra quando refle-tem à luz da pessoa e obra de Camilo de Lellis.

Leocir Pessini