Pessini, L. Bertachini, C. de P. de Barchifontaine, W. S. Hossne – Bioética em tempos de globalização

bioPessini, L. Bertachini, C. de P. de Barchifontaine, W. S. Hossne, Bioética em tempos de globalização, Edições Loyola, São Paolo, 2015, pp.219

Estas reflexões bioética foram nascendo (…) em viagens de serviço internacionais dos anos de 2014 e 2015, por ocasião de visitas à comunidades camilianas, especificamente atuantes no âmbito de saúde, espalhadas pela Africa (Benin, Togo, Burkina Fasso, República Centro Africana, Quênia, Tanzânia e Uganda) e Asia (Tailândia, Vietnã, China continental, Taiwan, Filipinas, Índia e Indonésia). O confronto com um mundo diferente do nosso mundo ocidental, no qual nos enctramos como verdadeiros “estranhosmorais” do ponto de vista cultural, religioso, social, político e histórico, gerou em nós profunda inquitação e angústia existencial!

Escrever estas reflexões em chave ética foi algo de sabor e valor terapêutico, na tentativa de colocar um pouco de bálsamo nesta angústia e na sensibilidade humana “ferida”, diante de terríveis paradoxos de afirmação e negação da vida: o contraste entre abundância e escassez de bens; a vida aprazível de poucos e insensível à sorte de outros versus a sobrevivência sofrida, humilde e solidária de muitos; a sensibilidade de poucos e a indiferença de muitos! E nos perguntamos: será que, no futuro, viveremos em uma sociedade e em um mundo mais justo solidário e fraterno?